O equipamento de ordenha tem influencia direta com a qualidade do leite, podendo influenciar tanto positivo como negativamente na sanidade da glândula mamária.
As teteiras tem contato direto com o equipamento de ordenha, pois têm a função de extrair o leite através do vácuo e da alternância das fases de ordenha e massagem que é comandada pelo pulsador, o qual necessita de uma boa estabilidade de vácuo gerado pela bomba de vácuo, que é regulado pelo regulador de vácuo. Portanto, é necessário que o equipamento esteja bem dimensionado de forma que todos os componentes estejam em harmonia, tornando o processo de ordenha mecânica o mais racional possível, aproximando, cada vez mais, do processo de ordenha natural, o qual ocorre com a mamada do bezerro.
Podemos dividir o sistema de ordenha em três partes:
Conjunto de vácuo: este componente é composto por bomba de vácuo, motor elétrico, base, regulador de vácuo e vacuômetro. Este conjunto deve ser dimensionado de acordo com o número de conjuntos de ordenha que se deseja instalar no equipamento, quando mau dimensionado traz sérios riscos a estabilidade do vácuo, prejudicando a qualidade de ordenha e levando sérios riscos à sanidade da glândula mamaria.
Conjunto de ordenha: este equipamento é composto por teteiras, capas de teteiras, coletor de leite, mangueira de leite, mangueira dupla de pulsação, mangueira curta de pulsação e pulsador. Este conjunto, conectado ao sistema de vácuo tem por sua vez a finalidade de fazer a sucção do leite transportar até o tarro em sistemas balde ao pé, ou até a tubulação de leite e unidade final em sistemas canalizados. As teteiras alternam as fases entre ordenha e massagem através do pulsador que pode ser eletrônico ou pneumático, o qual precisa passar por aferição com aparelhos calibrados pelo menos duas vezes por ano. Você pode ter o melhor conjunto de vácuo, as melhores teteiras, se o pulsador estiver deficiente, joga tudo por água abaixo. Podemos dizer que a bomba de vácuo é o coração da ordenha, o pulsador é o cérebro e os demais componentes os membros e órgãos do sistema, por isso a necessidade de operarem em harmonia um com o outro.
Conjunto de transferência: este conjunto pode ser o tarro em equipamentos balde ao pé, unidade final, que pode ser fixa para equipamentos canalizados ou móvel (transferidor de leite). Nos últimos cinco anos, os animais deram um salto genético muito grande se comparado a anos anteriores, elevando os níveis de produção de leite a níveis muito desafiadores. Portanto, este componente demanda uma atenção muito maior do que em tempos passados. Podemos dizer que o que se praticava antes, não se pratica mais. Com o aumento do fluxo de leite dos animais, está aparecendo cada vez mais problemas de espuma dentro do garrafão e quebra de gordura no tanque de expansão. Tais problemas podem estar diretamente relacionados a espessura da tubulação de leite fina diminuindo a relação entre vácuo e leite, levando ao tamponamento da tubulação, o que gera um fluxo turbulento dentro da unidade final e, consequentemente, a quebra de gordura.
Colocar como legenda: Conjunto de ordenha balde ao pé e conjunto de ordenha canalizado com extrator automático de teteiras
A Agrosales, empresa localizada na Rua Antonio Candido Cavalin, 852, na cidade de Irati, oferece ao produtor o serviço de aferição e padronização do sistema de ordenha fazendo que trabalhe em harmonia e da forma mais racional possível. A empresa conta com uma equipe técnica e com aparelhos calibrados na fábrica. Com a maior equipe técnica da região, ela representa a GMZ, levando soluções inovadoras para equipamentos de ordenha, independente de modelo. Do balde ao pé ao sistema canalizado.
Colocar como legenda: Unidade final horizontal Gmz atende a um maior número de conjuntos sem formação de espuma e sem quebra de gorduras
A Agrosales também comercializa toda a linha de conforto animal, levando projetos completos com a chave na mão ao produtor de leite, do compost barn ao free stall com uma linha completa de soluções, independente do sistema de confinamento de vacas leiteiras.
Além disso, a Agrosales também fornece uma completa linha de pré e pós-dipping, além de produtos para a higienização de equipamentos de ordenha com produtos de alta tecnologia e segurança ao rebanho.
AGRO SALES
Rua Antonio Cândido Cavalin, 852, Centro – Irati/PR
(44) 99941-9966/ (42) 98804-6363