quarta-feira, outubro 9, 2024
42 99800-6869 contato@genteregional.com.br
0
  • No products in the cart.
Jornal Gente da GenteMatériaSaúde

DR CLÓVIS BRAZ – Formigamento nas mãos? Pode ser Síndrome do Túnel do Carpo

Em nosso dia a dia, não nos damos conta do quanto utilizamos as mãos para tudo que fazemos. Seja para movimentos delicados e precisos ou para executar tarefas que exigem bastante esforço, em algum momento, nossas mãos passam por algum tipo de comprometimento. 

O ortopedista Clóvis Braz, que está atendendo em Irati, conta que uma queixa muito comum no consultório é o ‘Formigamento nas Mãos’, sendo que uma das principais causas desta condição é a Síndrome do Túnel do Carpo.

“Este problema atinge até 5% da população, com maior incidência em pessoas, entre 40 e 60 anos de idade, chegando a ser três vezes mais comum em mulheres quando comparado aos homens. Portanto, é a neuropatia periférica, ou seja, doença que acomete os nervos, mais comum do corpo”, explica Braz.

SINTOMAS

O médico cita que os sintomas desta síndrome incluem dor no punho, formigamento e ausência de sensibilidade nos dedos da mão que pioram à noite. Em casos mais avançados, pode ocorrer fraqueza, especialmente, do polegar, o que leva a derrubar objetos com frequência, e por fim, atrofia nas mãos. 

“Por haver uma crescente associação com o diabetes, obesidade, hipotireoidismo, uso excessivo de álcool, tabagismo e o próprio processo de envelhecimento, projeta-se o crescimento dessa doença nas próximas décadas. Até mesmo a gestação pode ser acompanhada da Síndrome do Túnel do Carpo, porém, neste caso costuma ser temporária, melhorando completamente os sintomas após o parto”.

Mas o que acontece nessa doença?

O nervo mediano é uma estrutura importante do corpo e responsável por muitos movimentos do polegar e sensibilidade das mãos e dedos. “Por ele transitar dentro de um espaço apertado e inelástico no punho, conhecido com Túnel do Carpo, pode ocorrer um aumento da pressão sobre o nervo”, menciona o ortopedista. Quando este aumento de pressão é excessivo e contínuo, o nervo adoece, em um processo conhecido como desmielinização e degeneração axonal, ou seja, perde a sua capa protetora e condutora de estímulos elétricos.

Diagnóstico

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é feito por meio do exame físico e da história do paciente. Exames complementares, como ultrassonografia e eletroneuromiografia, são importantes para avaliar o grau da doença.

Tratamento

Cada caso é individualizado, de acordo com estágio e gravidade. “Nos casos mais leves, se inicia com tala de uso noturno. Podem ser realizadas infiltrações em casos selecionados e a fisioterapia é fundamental, podendo evitar a cirurgia”, destaca o ortopedista.

Já em casos mais avançados, Braz afirma que o tratamento definitivo é cirúrgico, com a liberação do espaço em que o nervo está aprisionado. Essa cirurgia é realizada com Lupa de aumento pela técnica convencional aberta ou por vídeo.

Resultados esperados no pós-operatório

Melhora de sensibilidade e formigamentos nos primeiros dias. Em torno de dois meses, o paciente pode retornar às suas atividades normalmente.

DR CLÓVIS BRAZ

CRM 37.005

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – RQE 31.563

CIRURGIA DA MÃO E MICROCIRURGIA – RQE 32.570

Formado pela Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR)

Serviu como 2º Tenente Oficial Médico do Exército Brasileiro

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Universitário Cajuru (HUC PUC-PR)

Residência Médica em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva pela Faculdade de Medicina do ABC-SP (FMABC-SP)

Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, fornecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Título de Especialista em Cirurgia da Mão, fornecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM)

Médico do Corpo Clínico da Santa Casa de Irati

ATENDIMENTO

Rua Manoel Alves do Amaral, 26 – Irati/PR

WhatsApp: (42) 99999-1011

Deixe um comentário

×