sexta-feira, fevereiro 23, 2024
42 99800-6869 contato@genteregional.com.br
0
  • No products in the cart.
Revista GenteSaúde

Fisioterapia em cirurgia plástica – Kammyla Jenzura

Além do paciente conhecer o procedimento cirúrgico e a equipe médica que atenderá, ele precisa estar ciente da importância da reabilitação no pós-operatório, bem como ter conhecimento de tudo que pode auxiliá-lo no período pré-cirúrgico, ainda no centro cirúrgico.

A fisioterapia veio para revolucionar as cirurgias plásticas, pois há lesões e traumas mecânicos nos tecidos envolvidos e é por isso que é necessária a reabilitação. 

No pré-operatório, vamos conhecer o paciente e suas necessidades. Podemos auxiliar no preparo da pele para a cirurgia, promover desintoxicação do organismo, avaliar cicatrizes já existentes, bem como analisar os exames de sangue para prevenir possíveis intercorrências, afim de entender como está o organismo do paciente antes da cirurgia.

O intraoperatório é um procedimento que deve ser realizado o mais breve possível após o término da cirurgia. Vamos auxiliar na redução da fase inflamatória da cirurgia, bem como reduzir edemas e equimoses (manchas roxas), prevenção de fibrose e, principalmente, acelerar o processo de recuperação.

Já, no pós-operatório, a fisioterapia especializada promove um tratamento personalizado e completo. Vale ressaltar que, após vários estudos, a drenagem linfática manual não é mais a única técnica utilizada. Aplicamos muitos recursos da parte de reabilitação, como terapia manual, exercícios terapêuticos, laserterapia e seguimos conforme as respostas do organismo do paciente, buscando sempre uma recuperação rápida com menos dores e desconfortos.

A fisioterapia, por base na sua essência, tem ajudado, cada vez mais, no processo de cicatrização e suas possíveis intercorrências. Não queremos que aconteçam, mas caso sim, precisamos estar aptos para tratá-las.

O fisioterapeuta te auxiliará nos movimentos que podem ser feitos, posturas mais indicadas para cada cirurgia e alternativas para alívio da dor.

“Os pacientes que se submetem a uma cirurgia plástica buscam recuperação rápida com pouca ou nenhuma dor. Por isso, devem procurar um fisioterapeuta especializado e se comprometerem a seguirem as orientações técnicas”.

KAMMYLA TESSARI JENZURA

Formada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Pós-graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela Faculdade de Tecnologia IBRATE 

Cursos de atualização e capacitação:

-Pré e pós-operatório de cirurgia plástica pela Faculdade de Tecnologia IBRATE 

– Fisioterapia Manual em Cirurgia Plástica e Tecidos Cicatriciais pelo Instituto Mariane Altomare 

– Intervenção Fisioterapêutica no Pré, Intra e Pós-Operatório de Cirurgia Plástica, ministrado pela Dra Marciele Martins. 

– Tratamento de Deiscência em Cirurgia Plástica, ministrado pela Dra Renata Marangon

ATENDIMENTO

Avenida João Stoklos, 378, Sala 1, Centro – Irati/PR

WhatsApp: (42) 99948-3475

IG: @kammylajenzura

FB: Kammyla Tessari Jenzura 

Deixe um comentário

×