Conheça a história da empresária de Rebouças, proprietária do Baratão, que enfrentou muitos desafios e conquistou o sucesso com sua determinação
Natural de Peabiru, Edineia Morales Perek veio para a região sul do Paraná com apenas um ano. Sua família saiu da cidade natal porque seu pai, José Morales, tinha a missão de cuidar de uma fazenda. Com o passar dos anos, ele iniciou seu próprio negócio de compra e venda de produtos secos e molhados e o armazém.
Aos 13 anos, Edineia começou a ajudá-lo vendendo no balcão, fazendo entregas e comprando mercadorias. Aos 22, ela se casou e foi morar no sítio. “Devido a lavoura, que estava fraca na época, viemos embora para Rebouças e eu arrumei um trabalho em uma loja onde fiquei por cinco anos”, lembra ela.
Então, surgiu a oportunidade de abrir um empreendimento seu. “Meu pai comprou um prédio que era uma antiga cooperativa e nós abrimos um cantinho, eu, ele e minha irmã, Regina, vendendo utilidades e itens para o lar”. Depois de algum tempo, ela e o pai deram continuidade na administração desta loja, na época chamada popularmente de 1,99, e Edineia iniciou a jornada de viajar e trazer produtos novos e diferentes. Foi aí que o empreendimento começou a dar certo.
“Neste período, me tornei mãe de coração do Héros e também tive meu filho biológico, Rafael. Quando os meninos eram ainda crianças pequenas, perdi meu primeiro marido, Hélio, que faleceu vítima de um infarto fulminante”, conta a empresária que, neste momento da vida, tinha 35 anos de idade.
Mesmo com a dor da ausência de seu companheiro, ela continuou trabalhando e viajando, fazendo tudo com o apoio de seu pai. “Ele era meu melhor amigo, meu tudo! Depois de três anos, casei com uma pessoa maravilhosa, o Edson, e montamos mais uma loja de materiais de construção. Meu pai abriu uma loja de móveis e, mais tarde, começamos a trabalhar com eletrodomésticos também”, explica a proprietária do Baratão. Além dos três segmentos, Edson expandiu na área de construção civil e começou a entregar casas prontas para os clientes. Neste momento, todas as lojas estavam crescendo bastante.
“Depois de 20 anos trabalhando com o meu pai, ele acabou falecendo por problemas de saúde e nós continuamos com as três lojas. Tudo ia bem e então, quando veio a pandemia da Covid-19, meu marido foi acometido pela doença que lhe fez uma vítima fatal”. Edineia o descreve como um homem forte, batalhador, ótimo marido e pai, e é assim que sempre se lembrará dele.
Um novo começo
No mesmo ano, ela perdeu seus dois alicerces na vida e nos negócios, e achou que não conseguiria se reerguer e seguir com a vida. “Depois desta tempestade, terminei todas as casas, dei continuidade neste trabalho e estabilizei todas as lojas”.
Hoje, Edineia mora com seus dois filhos – um deles estuda Odontologia e o outro lhe ajuda a administrar os negócios, e tem sua mãe, Adelina, sempre ao lado como uma companheira. Marcando este novo momento de encontrar forças em si mesma para continuar, a empresária, agora possui um empreendimento reformado de 700 m², que conta com os espaços de confecções, calçados, móveis e eletro. “Troquei toda a estrutura da loja, até a cobertura, onde era madeira antiga e agora está com ferro e acabei alugando o espaço dos materiais de construção”, explica. Além disso, o Baratão trouxe mais uma inovação e também está fazendo móveis modulados em que sua equipe vai até a casa do cliente para fazer as medições, desenhar os projetos e realizar o sonho dos móveis planejados.
“Nós, mulheres, somos capazes de qualquer coisa. Só batalhar, gostar do que faz e seguir em frente. Com a humildade do meu marido e com a honestidade do meu pai, que eu aprendi, sempre colocando Deus na frente que tudo dá certo”.
Antes da reforma:


Durante a Reforma:

Depois da reforma:


O Baratão
Rua João Antônio de Freitas, 11, Centro – Rebouças/PR
Telefone: (42) 3457-1178
WhatsApp: (42) 98425-8026
Instagram: @_obarataoloja_
Facebook: Morales O Baratão
 
 















