quarta-feira, outubro 9, 2024
42 99800-6869 contato@genteregional.com.br
0
  • No products in the cart.
Jornal Gente da GenteMatéria

Fabiana Dino: O Artesanato como meio de transformação e empoderamento

Foto: Foto Center

A artesã Fabiana Dino, que atua na área há seis anos, compreende o Dia Internacional da Mulher como uma data global que celebra as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. “É um dia de celebrar as conquistas femininas e aumentar a conscientização sobre a igualdade”, define ela.

Mais especificamente sobre a sua atuação profissional, Fabiana vê a data como uma oportunidade de mostrar o seu trabalho, e também de inspirar outras mulheres. “Podemos ajudar umas às outras a desenvolver autoconfiança, aprender coisas novas e mostrar que podemos tudo, pois cada uma é protagonista da sua própria história”, afirma a artesã.

Fabiana Dino tem, em sua própria história, um exemplo para encorajar outras mulheres. “Os desafios são diários. Temos de conciliar casa, marido e filhos com as demandas do trabalho. A jornada, muitas vezes, acaba sendo tripla”, descreve ela, apontando em seguida maneiras para lidar com estas demandas. “Temos que reunir forças para não nos tornarmos limitadas. Para equilibrar tudo isso, é importante buscar autoconhecimento, concentrar-se nas atividades que são importantes em cada dia, e criar hábitos”, sugere.

Para Fabiana, o Artesanato tem potencial para ser um agente de transformação na vida das mulheres. “O artesanato pode capacitar mulheres a aprender várias técnicas, não somente de costura, mas muitas outras, contribuindo para a autoestima delas, e para que se sintam valorizadas com cada entrega que é feita”, pontua ela, ainda acrescentando: “é preciso encorajar ainda mais as mulheres, mostrar que elas podem ir além de apenas fazer um artesanato, podendo se tornar grandes empreendedoras fazendo aquilo que gostam”, cita.

Ainda segundo Fabiana, é preciso entender que a importância do Dia Internacional da Mulher não se restringe a apenas uma data. “A cada dia, a mulher vai conquistando seu espaço, adquirindo direitos e lutando por igualdade. E, claro, a independência financeira ajuda nesse processo, porque a torna capaz, e demonstra seu lugar no mundo”, argumenta.

Por fim, Fabiana Dino ressalta que, neste 08 de março, é necessário refletir sobre o empoderamento feminino. “Empoderamento é quando a mulher faz suas próprias escolhas, toma suas próprias decisões, ocupa seu espaço perante a sociedade. O artesanato me mostrou que podemos ir além, pois foi por meio dele que pude me inserir no mercado econômico e obter a valorização da minha mão de obra”, conclui a artesã.

Rua Adão Panka, 750, Bairro Rio Bonito – Irati/PR
(42) 99907 3240

Deixe um comentário

×